Recordar o passado

20-11-2011 02:19

No ano passado, andámos tão atarefados que não tivemos tempo para dinamizar este blogue. Mas atividades não faltaram! Foi muito divertido todos os meses concretizar uma ideia, dar vida a um tema, materializar um sonho...

Vamos rever os nossos melhores momentos do ano letivo de 2011/2012:

 

1º período

 

O clube de leitura Palavras Vivas surgiu no ano letivo 2011/2012, na nossa escola, com o grande objetivo de motivar todos os alunos para a leitura de textos diversificados e para a aprendizagem das línguas estrangeiras, conciliando o texto com outras formas de expressão como a música, o teatro e a pintura.

Depois de uma leitura-motivação do conto “Sábios como camelos”, de José Eduardo Agualusa, que procurou sensibilizar a escola para a importância da leitura e dos livros, o clube cativou alguns animadores de palavras que começaram a dar vida ao projeto, através do seu cunho pessoal, dos seus gostos e do seu talento.

Deste modo, o clube arrancou em outubro com o tema “Vampiros à Solta”, motivado pelo dia de Halloween. Realizou-se, neste dia, uma hora do conto “aterradora” com a história “The Butcher Shop” contada em Inglês pelas meninas do clube da turma do 8ºB auxiliadas pela professora Graça Oliveira, de Inglês. Os restantes membros dramatizaram um sketch humorístico com galinhas e vampiros à mistura, que arrancou algumas gargalhadas aos meninos que, durante a hora do almoço, decidiram dar uma espreitadela às atividades  do clube na biblioteca.

O mês de novembro não foi menos atarefado… Para além da Hora do Conto dedicada à lenda de S. Martinho, preparou-se a festa de aniversário da escola com a leitura de alguns poemas sobre a escola, a poesia e o sonho. A partir desta atividade, redigiu-se o poema “Escola: Pedra Filosofal”, que procurou  apresentar uma visão multifacetada da nossa escola sob o olhar e opinião de diferentes alunos, e o sketch futurista“Escola Byte”.

“Dar a mão” foi o tema de dezembro e havia várias formas de o fazer. O clube decidiu, neste mês, ir visitar o Lar de Idosos e com eles partilhar um conto natalício, também divulgado na escola na Hora do Conto. O Clube destaca ainda a criação da rubrica “Contado, ninguém acredita” da responsabilidade da aluna Joana Matos, e deste seu blogue, meio de divulgação privilegiado de toda a sua atividade, onde todos poderão participar com opiniões, textos e outras partilhas.

 

2º período

 

Este foi um período cheio de emoções e de movimento para o Clube de Leitura. Contudo, o início do ano, dedicado à escrita,  começou de modo calmo, com a apresentação pelo professor Rafael Costa, do seu novo livro —Coisas — ao clube e à escola. Motivados pela aula aberta e, com o entusiasmo do professor Rafael, os alunos decidiram dar continuidade a esta sessão com uma parte mais prática, em que eles próprios se transformaram em pequenos escritores. Assim surgiu a Oficina de Escrita “Sete Razões”, que deu azo à criação de textos originais e divertidos.

A verdadeira agitação estava, todavia, por chegar. Diz-se que o amor move montanhas e moveu também o clube a angariar fundos para a aquisição de novos livros para a biblioteca da escola com a venda de postais com frases românticas, de caixinhas doces com mensagens de amor e de “flores-poema”. Foi também na semana de 14 a 18 de fevereiro, a propósito da comemoração do dia de S. Valentim, que toda a turma do 9ºA encenou uma dança dramatizada do episódio de Inês de Castro de Os Lusíadas, de Luís de Camões. Seguiram-se outros “Instantâneos de Amor”, pequenas dramatizações de momentos de histórias de amor da Literatura Universal como “Romeu e Julieta: um amor envenenado”, “O Sapatinho de Cristal” e “Os Pretendentes de Penélope”.

O mês seguinte foi inteiramente consagrado à poesia, pretendendo-se assim festejar o dia Mundial da Poesia a 21 de março. Fez-se a leitura coral dos poemas “Açores”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e “Calçada de Carriche”, de António Gedeão. Elaborou-se ainda um painel com o poema “Açores” para exposição na sala de convívio.

3º período

 

 

Dia Mundial do Livro comemorado na escola

Atividades

O Livro da minha vida - Partilha de leituras

Produção coletiva de poema sobre a Liberdade no 25 de abril:

 

 

 Liberdade é acordar tarde

 Estudar só quando nos apetece

 Dizer o que nos vai na alma

Dar a vitória a quem merece

 

Liberdade é fazer escolhas

É ter responsabilidade

É assumir os nossos erros

Sem receio de dizer a verdade

 

Liberdade é participar, é lutar, é reivindicar, é perder e é ganhar, é gritar muito alto quem somos e o que queremos.

 

Visita ao Lar de Idosos do Nordeste:

As meninas do Clube de Leitura, Beatriz Cabral, Daniela Sousa e Mariana Fernandes (8ºB), contaram uma lenda do Nordeste ao querido público do lar.

Teatro de Fantoches "Uma aposta malcheirosa" no Dia Mundial da Criança

Sala da Biblioteca - festa do Final do ano

 

Alguns textos produzidos

Aniversário da escola

Leitura coral do poema redigido pelo clube "Escola: Pedra Filosofal!"

 

 

—————

Voltar


Contacto

Sónia Ferreira


 

Porque o Nordeste precisa do teu talento...

 Não copies: estuda!
   Não decores: aprende!
   Não desistas: insiste!
   Não te encostes: usa a BIBLIOTECA!
   Sê original: lê os livros!!!

 


TEMA DO MÊS 

 

Dezembro

Poema de Natal

Escreve um poema de Natal e partilha-o com a escola. Podes inspirar-te nos textos expostos no placar da Biblioteca, nos livros de poesia em destaque ou nos contos de Natal à venda na Feira do Livro da escola. Podes entregar o teu texto até ao dia 12 de dezembro na Biblioteca. Participa!

 

Novembro

Manuel António Pina

 

Vencedor do Prémio Camões em 2011, Manuel António Pina dignificou a palavra.

Morreu no passado dia 19 de outubro, vítima de doença prolongada, no Porto. Tinha 68 anos.

Para celebrar a sua vida e obra, a Biblioteca da escola propõe que o desafio do mês de novembro seja dedicado a este grande escritor. Participa com a tua turma e daremos a conhecer os teus trabalhos!