“A padaria que suspira livros” foi à Salga

16-11-2012 15:40

 

No passado dia 22 de outubro, a escola EB1/JI Manuel Inácio de Melo recebeu a visita de uma padeira muito especial. Francisca chegou a esta escola da Salga de bicicleta e carta na mão, feliz por satisfazer o pedido de 27 meninos que ansiavam conhecer a sua “Padaria dos Suspiros” feita de livros, de trigo e de sonhos.

Juntos descobriram e deram vida a algumas histórias da “biblioteca-bicicleta”, moeram, amassaram e prepararam o pão único produzido nestes momentos mágicos de partilha e de imaginação.

As palavras retiradas dos livros que viajaram pelas mãos dos alunos foram o ingrediente secreto adicionado ao pão antes de ir ao forno.  E assim nasceu o “Pão de Livros”, que ficará na escola como recordação de uma tarde bem passada.

Esta iniciativa da Secretaria Regional da Educação, no âmbito do Plano Regional de Leitura,  foi dinamizada pelas “Descalças Cooperativa Cultural” com encenação e interpretação de Maria Simões. Teve como principais objetivos promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita e contribuir para que o livro e a leitura ocupem um lugar  de destaque no imaginário regional.

—————

Voltar


Contacto

Sónia Ferreira


 

Porque o Nordeste precisa do teu talento...

 Não copies: estuda!
   Não decores: aprende!
   Não desistas: insiste!
   Não te encostes: usa a BIBLIOTECA!
   Sê original: lê os livros!!!

 


TEMA DO MÊS 

 

Dezembro

Poema de Natal

Escreve um poema de Natal e partilha-o com a escola. Podes inspirar-te nos textos expostos no placar da Biblioteca, nos livros de poesia em destaque ou nos contos de Natal à venda na Feira do Livro da escola. Podes entregar o teu texto até ao dia 12 de dezembro na Biblioteca. Participa!

 

Novembro

Manuel António Pina

 

Vencedor do Prémio Camões em 2011, Manuel António Pina dignificou a palavra.

Morreu no passado dia 19 de outubro, vítima de doença prolongada, no Porto. Tinha 68 anos.

Para celebrar a sua vida e obra, a Biblioteca da escola propõe que o desafio do mês de novembro seja dedicado a este grande escritor. Participa com a tua turma e daremos a conhecer os teus trabalhos!